ONG Verde
Bem-vindos (as)

Casa12Volts R em Guiné-Bissau

Projeto Nha Escola

Parceria entre a ONG Verde - Projeto Nha Escola

O que é o Projeto? 

"Nha Escola" na língua crioula de Guiné-Bissau significa "Minha Escola" e esse projeto internacional visa adaptar e aplicar o modelo da Casa12Volts a um conjunto de escolas do país.

O projeto levará para as escolas energias renováveis, aquecimento de água, horta ecológica, captação de água de chuva, coleta seletiva e biofossa. Dessa forma, não apenas as escolas, mas também as comunidades no entorno serão beneficiadas com a implantação da Casa12Volts.

A instalação das energias renováveis (solar e eólica) nas escolas contará com a participação da comunidade, após um breve treinamento local e, o mais importante, não haverá contas de luz para pagar, apenas a manutenção regular.

Por que implantar o Projeto nas escolas?

Parceria entre a ONG Verde e AJAGB - Projeto AMUTAKU

A República da Guiné-Bissau é uma antiga colônia portuguesa e se tornou independente em 1973. Possui uma população de cerca de 1,9 milhões de habitantes. 

É um dos menores países e menos populosos da África, além de integrar a lista dos mais pobres do mundo. O povo é etnicamente diversificado e apenas 14% da população falam português, enquanto quase metade da população (44%) fala crioulo, com base no português; o restante se comunica numa variedade de línguas nativas africanas.

A maioria da população vive em zonas rurais. As infraestruturas básicas, incluindo estradas, eletricidade, escolas, universidades e centros de saúde estão concentrados na capital, Bissau, e em outros centros urbanos. 

As condições habitacionais nas áreas urbanas são pobres, com um grande número de povoados informais, sem acesso básico à água, à instalações sanitárias adequadas e à energia elétrica.

Analfabetismo e evasão escolar

Parceria entre a ONG Verde e AJAGB - Projeto AMUTAKU

Mais de 50% da população com mais de 15 anos é analfabeta, com uma grande disparidade entre homens (45%) e mulheres (71%). A evasão escolar representa quase 40% nas escolas primárias em áreas urbanas e cerca de 60% para escolas primárias e secundárias em áreas rurais, dadas as grandes disparidades económicas. 

Somam-se às altas taxas de evasão escolar, a pobreza, a insegurança alimentar, o trabalho infantil, infraestruturas escolares inadequadas, falta de professores qualificados e baixa participação da comunidade. Todos esses fatores são obstáculos à escolarização das crianças.

Além das necessidades básicas como o acesso à água potável, saneamento básico e falta de estrutura física nas escolas, o país sofre com a falta de energia elétrica. 

Aqueles que conseguem pagar possuem geradores ou pagam por energia gerada por esses equipamentos. As escolas, quando precisam de iluminação, utilizam lamparinas. O carvão vegetal é a fonte de energia mais utilizada nas zonas rurais.

O que o Projeto pretende mudar?

Para construir o projeto e propor mudanças, inicialmente, nas estruturas físicas das escolas em Guiné-Bissau, a ONG Verde busca parcerias com ONG´s estabelecidas e pessoas residentes na capital, Bissau.

A partir de parcerias, os envolvidos vão concentrar esforços para encontrar apoio financeiro e instalar o Projeto Casa12Vols, alinhado aos ODS, nas escolas em Guiné-Bissau.

Ao implantar a Casa12Volts nas escolas, será possível:

  • Contribuir com a qualidade do ensino público e privado;
  • Promover melhorias na infraestrutura das escolas mais pobres;
  • Contribuir com as condições de trabalho dos professores;
  • Contribuir com a introdução da educação ambiental nos conteúdos escolares;
  • Contribuir para a redução da taxa de evasão escolar;
  • Contribuir com o aumento da motivação escolar do corpo docente e discente;
  • Contribuir coma integração e o envolvimento das comunidades com as escolas;
  • Contribuir com a redução de problemas respiratórios decorrentes do uso de querosene como combustível para lamparinas;
  • Contribuir com a política governamental para cumprimento de várias metas dos ODS.

Para elaborar esse projeto para Guiné-Bissau, foi constituída uma equipe multidisciplinar com diversas pessoas de cidades brasileiras e de Guiné-Bissau.

Clique aqui e conheça a equipe criativa e responsável pelo Projeto Nha Escola em Guiné-Bissau.

Início: 2023
Finalização: 2024

Localização: Guiné-Bissau

Quero Doar!

Projeto AMUTAKU

Parceria entre a ONG Verde e AJAGB - Projeto AMUTAKU

O que é o Projeto? 

"AMUTAKU" na língua crioula de Guiné-Bissau significa "cuidar da natureza" e esse projeto internacional visa adaptar e aplicar o modelo da Casa12Volts na sede da Associação dos Jovens Agricultores de Guiné-Bissau (AJAGB).

O projeto levará para a sede da AJAGB energias renováveis, aquecimento de água, horta ecológica, captação de água de chuva, coleta seletiva e biofossa. Dessa forma, não apenas a sede da associação, mas também as comunidades no entorno serão beneficiadas com a implantação da Casa12Volts.

A instalação das energias renováveis (solar e eólica) na sede da associação contará com a participação da comunidade, após um breve treinamento local e, o mais importante, não haverá contas de luz para pagar, apenas a manutenção regular.

Por que implantar o Projeto na sede da AJAGB?

Parceria entre a ONG Verde e AJAGB - Projeto AMUTAKU

A República da Guiné-Bissau é uma antiga colônia portuguesa e se tornou independente em 1973. Possui uma população de cerca de 1,9 milhões de habitantes.

É um dos menores países e menos populosos da África, além de integrar a lista dos mais pobres do mundo. O povo é etnicamente diversificado e apenas 14% da população falam português, enquanto quase metade da população (44%) fala crioulo, com base no português; o restante se comunica numa variedade de línguas nativas africanas.

A maioria da população vive em zonas rurais. As infraestruturas básicas, incluindo estradas, eletricidade, escolas, universidades e centros de saúde estão concentrados na capital, Bissau, e em outros centros urbanos.

As condições habitacionais nas áreas urbanas são pobres, com um grande número de povoados informais, sem acesso básico à água, às instalações sanitárias adequadas e à energia elétrica.

AJAGB na ONG Verde

Parceria entre a ONG Verde e AJAGB - Projeto AMUTAKU

Segundo relatório produzido pelo governo de Guiné-Bissau, em 2022, depois da independência, o país cresceu muito pouco e diversas planos voltados ao desenvolvimento não conseguiram êxito em seus objetivos. De maneira geral, alguns projetos que conseguiram impactar a vida das pessoas ficaram restritos à capital, Bissau e à algumas cidades maiores do interior do país.

A economia de Guiné-Bissau está assentada, principalmente, na produção e exportação da castanha de caju, que, segundo o relatório do governo, representa cerca de 80% do emprego (principalmente pequenos agricultores), cerca de 90% das exportações e 13% das receitas governamentais. Enquanto a atividade pesqueira e a madeira representam 7% e 3% das exportações, respectivamente.

A exportação de castanhas de caju é também a principal fonte de rendimento para mais de dois terços dos agricultores (famílias e outros pequenos produtores). Contudo há uma dependência de alguns parceiros comerciais (cerca de 80% são exportados para a Índia), o que representa uma fragilidade no escopo da economia desse país.

Os desafios do governo e dos agricultores são enormes e nesse contexto existe a AJAGB que representa aproximadamente 3.047 jovens agricultores em atividade de produção agrícola, em todas as regiões de Guiné-Bissau.

Dentre os vários problemas enfrentados pelos agricultores estão a ausência de políticas de gestão de resíduos sólidos, com áreas enormes servindo de depósito para lixo; os recursos hídricos e a possibilidade de contaminação com os agrotóxicos e a falta de energia elétrica, que além de ser muito cara também é proveniente de combustíveis fósseis.

A AJAG também alerta para o fato de que, embora a agricultura seja o setor que mais contribui para o desenvolvimento do país, há muita precariedade nas relações de trabalho; ausência de ferramentas e equipamentos para otimizar a produção e a colheita; além da ausência de subsídios e apoio governamental para a regulação do trabalho e a admissão de benefícios para os trabalhadores na ativa e para aqueles, que por algum motivo, deixaram de trabalhar.

A AJAGB preocupada com a falta de condições de trabalho dos jovens agricultores e desejando apresentar um modelo de residência mais econômica, sustentável, autônoma e eficiente, contatou a ONG Verde e solicitou parceria para levar a Casa12Volts para Guiné-Bissau.

O que o Projeto pretende mudar?

Para construir o projeto e propor mudanças, inicialmente, implantando na sede da associação, em Guiné-Bissau, a ONG Verde estabeleceu parceria com a AJAGB, sediada na capital, Bissau.

A partir dessa parceria, as organizações concentrarão seus esforços para encontrar apoio financeiro e instalar o Projeto Casa12Vols, alinhado aos ODS, na sede da associação, em Guiné-Bissau.

Dentre as propostas para a implantação da Casa12Volts está a disponibilização das instalações da sede para os estudantes realizarem pesquisas e tarefas relacionadas às escolas. Com a energia implantada o uso da sede será estendido para o horário noturno. 

Outro aspecto importante constitui-se na implantação da coleta seletiva que servirá como ferramenta de educação ambiental para a comunidade no entorno da AJAGB, principalmente sobre o lixo descartado indevidamente.
 
Ao implantar a Casa12Volts na sede da AJAG, será possível:

  • Contribuir com a qualidade da formação agrícola dos jovens agricultores;
  • Promover melhorias na infraestrutura da sede da associação;
  • Contribuir com as condições de trabalho dos jovens agricultores;
  • Contribuir com a introdução da educação ambiental nos conteúdos de formação agrícola;
  • Contribuir com a qualidade da educação dos jovens agricultores;
  • Promover ações com a Comunidade da região sobre a coleta seletiva;
  • Contribuir coma integração e o envolvimento das comunidades com os objetivos da AJAGB;
  • Contribuir com a política governamental para cumprimento de várias metas dos ODS.

Para elaborar esse projeto para Guiné-Bissau, foi constituída uma equipe multidisciplinar com diversas pessoas de cidades brasileiras e de Guiné-Bissau.

Clique aqui e conheça a equipe criativa e responsável pelo Projeto AMUTAKU em Guiné-Bissau.

Início: 2023.

Finalização: 2024.

Localização: Guiné-Bissau

Quero Doar

Galeria

Relógio de parede ligado às energias renováveis
Relógio de parede ligado às energias renováveis
Relógio de parede ligado às energias renováveis
Relógio de parede ligado às energias renováveis
Relógio de parede ligado às energias renováveis
Relógio de parede ligado às energias renováveis
Relógio de parede ligado às energias renováveis
Relógio de parede ligado às energias renováveis
Relógio de parede ligado às energias renováveis
Relógio de parede ligado às energias renováveis
Relógio de parede ligado às energias renováveis
Relógio de parede ligado às energias renováveis
Relógio de parede ligado às energias renováveis
Projeto Casa12Volts
Projeto Casa12Volts
Projeto Casa12Volts
Projeto Casa12Volts
Projeto Casa12Volts

ODS alinhados ao Projeto: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10, 11, 13, 16 e 17

ONG Verde - Programa de Educação Ambiental