ONG Verde
Bem-vindos (as)

Energia para a Cooperação

Projeto Terra Solaris

Projeto Terra Solaris

O que é o Projeto Terra Solaris?

O projeto consiste em instalar eletrificação solar off-grid para iluminar o galpão e escritório destinados às atividades da Cooperativa da Agricultura Camponesa da Região Metropolitana de Belo Horizonte (COOPERANA). 

Dentre essas atividades, destacamos a produção de doces de banana, rapadura, beneficiamento de mel e destilação de cachaça.

O local também é destinado para as atividades de cinco associações de moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que a utilizam para realizar reuniões, encontros e atividades de qualificação profissional dos trabalhadores das associações de moradores.

O galpão possui área de 700m2, localizado na área rural do município de Nova União, em Minas Gerais, à aproximadamente 60 km de distância da capital, Belo Horizonte (trevo a trevo).

Para instalar a eletrificação no galpão e no escritório, a ONG Verde pretende realizar curso livre na categoria de educação profissional básica, conforme legislação vigente, para capacitar 20 agentes comunitários em eletrificação solar off-grid, para instalação e manutenção preventiva e corretiva do sistema, sendo previsto que até 50% desses agentes deverão ser de mulheres.

Durante o curso será realizado encontro com as comunidades envolvidas com as atividades desenvolvidas no galpão, direta e indiretamente, para apresentar o projeto, o cronograma, o processo e os resultados esperados.

Por que implantar o Projeto Terra Solaris?

Projeto Terra Solaris

As cooperativas de trabalhadores, geralmente organizadas em torno de diversos tipos de produção, constituem-se como alternativa ao mercado formal de trabalho que, por sua vez, é incapaz de assegurar, em igualdade, emprego e renda suficiente para todas as pessoas.

Por isso, os desafios para os cooperados são enormes, pois precisam buscar formas de fortalecer a cooperação para o trabalho e garantir que a solidariedade e o comprometimento de todas as pessoas na geração de renda tornem-se os princípios inarredáveis para esse tipo de organização para o trabalho.

Além de outros aspectos intrínsecos à própria organização das cooperativas, existem alguns fatores, como os custos operacionais, que oneram muito as atividades das cooperativas e dividem o lucro obtido com todas as pessoas/famílias participantes da associação.

Os custos com a produção envolvem gastos financeiros com água, energia elétrica, impostos etc. No caso da COOPERANA, as despesas com a energia elétrica são um problema grave, principalmente pelo uso de equipamentos, geralmente obsoletos e que consomem mais energia e ficam ligados, aproximadamente, por dez horas/dia. O uso das lâmpadas durante quase o dia inteiro no interior do galpão, também elevam os gastos com a eletricidade.

Portanto, as despesas com eletricidade são altos e a Casa12Volts apresenta-se como solução sustentável e econômica para fornecer energia elétrica offgrid, para a iluminar a área de 700m2 – sem conta de luz para pagar mensalmente.

O que o Projeto pretende mudar?

Projeto Terra Solaris

O projeto visa oferecer energia solar para a cooperativa processar os alimentos, realizar reuniões, encontros, congressos e, periodicamente, cursos de capacitação para a agricultura familiar.

A partir da implantação da energia solar, offgrid, sem conversão para 110/220 volts, a COOPERANA terá autonomia e eficiência energética, além de eliminar os gastos mensais com o pagamento da conta de energia elétrica. 

Assim, a cooperativa vai reduzir as despesas com a produção e investir mais recursos em outras áreas dedicadas à sua finalidade.

Contribuições do Projeto

Com a implantação das energias renováveis no galpão da COOPERANA, será possível:

  • Contribuir com a redução de C02 na atmosfera;
  • Promover a educação ambiental nos processos de produção da cooperativa;
  • Contribuir com a redução das despesas operacionais;
  • Promover a igualdade de gênero no acesso e na profissionalização para a manutenção do sistema offgrid;
  • Contribuir coma integração dos cooperados que participam de reuniões e encontros no galpão;
  • Contribuir com o cumprimento de várias metas dos ODS.

Início: sem previsão.

Finalização: quatro meses após a captação de recursos.

Localização: Nova União / MG.

Situação: aguarda patrocínio para atualizar orçamento dos materiais.

Quero Doar!

Galeria

Projeto Casa12Volts
Relógio de parede ligado às energias renováveis
A Casa12Volts vista de cima. Construção em fase adiantada, quase pronta

ODS alinhados ao Projeto: 1, 2, 3, 6, 7, 8, 11, 12, 13 e 16

ONG Verde - Programa de Educação Ambiental