ONG Verde
Bem-vindos (as)

Programa de Energias Renováveis

Eficiência Energética

Programa Energias Renováveis - Casa12Volts

O Programa Energias Renováveis, assim como o programa de Educação Ambiental, possui transversalidade em todos os projetos desenvolvidos pela ONG Verde/CEDUCA Mandembo.

O uso das energias renováveis para a obtenção da energia elétrica nos projetos socioambientais é a condição indispensável para avançar na conscientização sobre a urgência na mudança de paradigmas, quanto ao modelo energético adotado no Brasil e ação prioritária no combate às mudanças climáticas. 

Outro aspecto importante é que, ao priorizar o uso das energias renováveis, oferecemos segurança, eficiência, autonomia e longa vida aos projetos executados.

Energias Renováveis

Reciclagem de equipamentos e acessórios de energias renováveis
Projeto em andamento: Casa12Volts R 

O que é? 

A Casa12Volts é um projeto exclusivo da ONG Verde e existe desde 2012 para apoiar as atividades de Educação Ambiental e de Agroecologia da entidade, além de atender demandas de comunidades carentes.

Utiliza as energias do sol, do vento e por esforço físico em bicicleta para gerar eletricidade com pedaladas. O projeto é o primeiro no Brasil a conceber uma casa com funcionamento elétrico multivolts: utiliza 1,5; 5; 12; 19 e 24 volts para ligar todos os aparelhos eletroeletrônicos e contribuir com a redução de C02 na atmosfera; pode ser replicado e adaptado em qualquer comunidade carente.

Eletroeletrônicos em CC

Casa12Volts: Agroecologia e Energias Renováveis

A Casa12Volts é um protótipo com dimensões reais de uma casa simples, para até quatro pessoas e que pode ser visitado, gratuitamente, por qualquer empresa, entidade ou pessoa. Basta fazer o agendamento!

Está localizada em Mandembo (nome de certa abelha silvestre de Minas Gerais e designação de uma antiga comunidade Quilombola da região), na zona rural de Rio Manso, cidade que pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a capital mineira.

O nome Casa12Volts é inspirado nas bases elétricas de alimentação dos equipamentos eletroeletrônicos que são as baterias estacionárias de 12 volts. Assim, tornou-se a designação forte de um projeto elétrico que funciona em corrente contínua (VCC) e sem a conversão para 127/220 volts, em corrente alternada (VCA), padrão comum nas redes elétricas brasileiras.

Para funcionar, o projeto elétrico da Casa12Volts não depende do represamento de rios ou da queima de carvão vegetal ou, ainda, do uso de combustíveis fósseis, pois utiliza as forças infinitas da Natureza para gerar energias renováveis e acender lâmpadas, ligar equipamentos eletroeletrônicos e, também, para aquecer água.

A Casa12Volts, primeira em CC do Brasil, foi criada para ser um espaço de educação ambiental e apresentar à sociedade alternativas de como produzir a própria energia elétrica, fazer o monitoramento da geração e do consumo e, como resultado desse processo, obter eficiência energética.

Projeto Sustentável

Casa12Volts: Agroecologia e Energias Renováveis

A partir da implantação do projeto na Aldeia Mayrowi, do povo de etnia Apiaká, o projeto que dispunha da instalação elétrica e aquecimento solar de água, começou a considerar outras necessidades básicas que deveriam integrar-se à Casa12Volts para melhor atender as comunidades carentes. 

Assim, o projeto incorporou fossa biológica, horta agroecológica, captação de água de chuva e coleta seletiva.

Atualmente, a Casa12Volts apresenta-se como alternativa para diversas comunidades carentes, no que tange a um modo de vida ambientalmente correto, econômico e sustentável.

No desenho, um pouco da Casa12Volts.

Mais autonomia

Para ampliar a capacidade de funcionamento e atendimento noturno, haverá captação de recursos complementares.

Início: setembro de 2021

Finalização: fevereiro de 2023

Localização: Centro de Educação Ambiental Mandembo/Rio Manso/MG

Situação: em fase de conclusão: finalização da pintura artística das paredes externas.

Quero Doar!

Galeria

A Casa12Volts vista de cima. Construção em fase adiantada, quase pronta
Projeto Casa12Volts
Relógio de parede, mini estação metereológica e balança digital ligados às energias renováveis
Projeto Casa12Volts
Projeto Casa12Volts
Projeto Casa12Volts

ODS alinhados ao Programa: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 15, 16 e 17

ONG Verde - Programa de Educação Ambiental