Contemplação e Conhecimento
Janela da Mata: Mirante de Observação, Educação e Reconexão com a Natureza
Um convite à contemplação, à ciência e ao compromisso com o planeta!
O Mirante Janela da Mata é mais que um ponto de vista: é um ponto de virada. Localizado na parte alta do Centro de Educação Ambiental Mandembo, em Rio Manso/MG, o projeto propõe uma experiência educativa e sensível de reconexão com a Mata Atlântica e com os desafios socioambientais do nosso tempo.
Ainda em fase de captação de recursos para sua construção, o projeto já desperta olhares atentos e parceiros comprometidos com a educação, a ciência, a biodiversidade e a responsabilidade socioambiental. Voltado para escolas, universidades, empresas e coletivos, o mirante será um espaço interativo, movido por energias renováveis e equipado com ferramentas pedagógicas para dialogar com a astronomia, a biologia, a geografia, a ciências humanas e os saberes do território.
Mas, é o que se vê ao redor que transforma a visita em aprendizado: do alto de 1.300 metros de altitude, os visitantes têm vistas deslumbrantes e reveladora de paisagens em constante transformação. É possível observar de um lado, áreas de florestas e em processo de recomposição florestal, onde a mata nativa começa a renascer; de outro, regiões degradadas onde a floresta deu lugar ao pasto, evidenciando o impacto histórico do desmatamento.
Complexo da Serra do Espinhaço e Mata Atlântica
E, ao fundo, ampliando ainda mais o horizonte de reflexões, surge um mar de montanhas de Minas Gerais e um recorte da Serra do Espinhaço, reserva da biosfera e uma das formações geológicas mais antigas e biodiversas do Brasil.
Essa ambiguidade de paisagens – entre o que se perdeu e o que pode ser regenerado – transforma o Mirante em verdadeiro espaço de educação ambiental a céu aberto, onde a geografia ensina, o relevo provoca e a mata, em seu processo de cura, inspira.
Essa paisagem complexa e poética encanta e educa. O Mirante Janela da Mata se torna, assim, um observatório vivo das consequências da ação humana nos biomas tropicais e, ao mesmo tempo, uma janela de esperança: mostra que a Natureza, quando respeitada, pode se regenerar.
Por que investir na construção do Mirante Janela da Mata?
O projeto nasce da urgência de integrar educação ambiental aos currículos escolares e à cultura organizacional das empresas. Diante do agravamento da crise climática, iniciativas como essa tornam-se pontes entre o conhecimento e a ação.
Estudos mostram que as florestas tropicais, mesmo pressionadas pelo desmatamento, ainda cumprem papel vital no sequestro de carbono da atmosfera. Proteger e restaurar essas áreas é fundamental para enfrentamos o aquecimento global — e a Mata Atlântica, embora muito fragmentada, é um dos biomas-chave para isso.
A proposta do Mirante é despertar a consciência ambiental a partir da observação direta da paisagem e da experimentação lúdica e coletiva.
O espaço contará com:
instrumentos interativos sobre o sistema solar, os ciclos lunares e a fauna e flora locais;
captação de água da chuva;
energia solar para ligar equipamentos;
recursos de acessibilidade e inclusão.
O que o Mirante pretende transformar?
Convide sua escola, universidade ou empresa a participar!
O Mirante Janela da Mata está em fase de implantação e já busca parcerias para apoio institucional, técnico e financeiro. Escolas e universidades podem integrar o projeto desde sua concepção, colaborando na construção dos conteúdos pedagógicos e realizando visitas educativas com foco na observação da Natureza e no fortalecimento da educação ambiental.
Empresas, por sua vez, podem desenvolver no espaço atividades de educação corporativa, ações de voluntariado ambiental, encontros formativos e experiências de reconexão com o meio ambiente para suas equipes.
Agende uma visita e descubra como sua instituição pode fazer parte dessa transformação.
Abrimos a Janela da Mata para quem deseja semear consciência e cultivar futuros sustentáveis.
Agendar Visita
Doação para o Projeto