ONG Verde
Bem-vindos (as)

ONG Verde

Desde 2010

Mirante educativo – solar e lunar – com diversas informações e objetos interativos (rosa dos ventos, sol, lua, planetas, constelações, catálogos, telescópio etc.) que apresentam e valorizam a biodiversidade terrestre do Bioma Mata Atlântica.

A ONG Verde – Educação Ambiental, Agroecologia e Energias Renováveis – é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 11 de setembro de 2010, que trabalha para contribuir ativamente com a formação de pessoas que desejam construir um planeta sustentável. (memórias)


A partir da organização que prioriza a ação coletiva, criamos o Centro de Educação Ambiental Mandembo – CEDUCA Mandembo - espaço destinado a promover diversas atividades que incluam as pessoas, a floresta, o alimento e as energias renováveis.


Harmonia e respeito ao meio ambiente estão presentes em nossos projetos socioambientais para incentivar e fortalecer a agroecologia, a agricultura familiar e para ampliar o debate e o uso das energias renováveis a serviço das comunidades mais carentes, no Brasil e no exterior.

CEDUCA Mandembo

Parceria entre a ONG Verde e AJAGB vai exportar Casa12Volts para Guiné-Bissau

Nesse sentido, a educação ambiental é um tema e uma prática transversal para o trabalho coletivo de diversos grupos sociais, inclusive, as escolas públicas e privadas.


O importante é que a realidade é a matéria prima para avançar com processos e propostas que despertem para a criatividade e para a ação coletiva transformadora.


Por isso, para cumprir nossos objetivos e desenvolver projetos socioambientais, a ONG Verde, por meio do CEDUCAM, possui três programas temáticos que reúnem e articulam projetos e parcerias para atuar sobre problemas relacionados ao alimento e à energia elétrica.

Programas: Educação Ambiental, Agroecologia e Energias Renováveis.

ONG Verde – Educação Ambiental, Agroecologia e Energias Renováveis

Todos os programas e projetos estão sempre alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).


Para realizar os projetos socioambientais, a ONG Verde depende de apoio financeiro de pessoas físicas e jurídicas, pois, por opção, não recebe recursos de governos, partidos políticos e de templos religiosos.

Princípios da ONG Verde

  • Independência institucional, sem vínculos políticos e financeiros com governos e instituições religiosas;
  • Respeito aos Direitos Humanos;
  • Valores democráticos e liberdade de opiniões;
  • Autonomia e eficiência energética eólica e solar;
  • Responsabilidade social nos modos de produção;
  • Diversidade e repúdio a preconceitos e discriminação de etnia, cultura, gênero, orientação sexual ou religião.

Objetivos da ONG Verde

  • Defender e proteger o meio ambiente através do uso responsável dos recursos naturais, incluindo a flora, a fauna e os bens não renováveis;
  • Promover a segurança, a nutrição e a soberania alimentar;
  • Estimular e valorizar a produção agroecológica e o comércio justo e solidário;
  • Colaborar e promover ações para proteger os patrimônios natural, histórico e artístico;
  • Promover a segurança e a autonomia energética;
  • Promover diálogos e propor aos governos investir em eficiência elétrica e a diversificar a matriz energética, com a inclusão de fontes renováveis para abastecer o sistema brasileiro;
  • Promover e incentivar ações para preservar e recuperar áreas degradadas no meio ambiente urbano e rural, com recursos de parcerias, doações, patrocínios, contratos, convênios ou de outros instrumentos jurídicos cabíveis;
  • Organizar e promover atividades educacionais e culturais com energias renováveis.