ONG Verde
Bem-vindos (as)

Casa12Volts ou Quadrivolts

ONG Verde tem a primeira Casa12Volts ou quadrivolts do Brasil

Energias do Sol e do Vento

Funciona com 5, 12, 19 e 24 volts em Corrente Contínua (CC)

A sede da ONG Verde tem a primeira Casa12Volts ou quadrivolts do Brasil.


É um projeto elétrico que funciona em OFF-GRID (desconectada da rede elétrica) apenas com corrente contínua (CC) e sem conversão para corrente alternada (CA).

Todos os equipamentos eletroeletrônicos usados na Casa12Volts são alimentados por corrente contínua, alguns diretamente das baterias e outros com uso de fontes para elevar ou diminuir a tensão.


Didática ambiental

Energias do Sol e do Vento

O que é Corrente Alternada (CA) e Corrente Contínua (CC)?

Em uma explicação bem simples, sem entrar em termos técnicos, corrente alternada é aquela encontrada nas tomadas de eletricidade das casas ou empresas e que quase todas as pessoas têm medo de tomar choque elétrico.

A corrente contínua é a forma de energia elétrica encontrada nas pilhas e baterias, seja de rádios portáteis, lanternas, relógios ou veículos automotores, e que, em baixas voltagens de até 48 volts, não oferece riscos de choque elétrico.


A Casa12Volts

Energias do Sol e do Vento

Como é possível uma casa funcionar sem energia elétrica de concessionárias?

As energias alternativas e infinitas do sol e do vento permitem esse diferencial. Aerogeradores* e painéis fotovoltaicos** transformam a força dos ventos e a luminosidade do sol em energia elétrica.

Estamos na era da nanotecnologia! Os componentes eletrônicos estão cada vez menores e em escala atômica e molecular. Hoje, praticamente, todos os equipamentos eletroeletrônicos, com exceção dos produtos que ainda dependem de motores, utilizam a corrente contínua.

Mas, é importante salientar que o mercado já oferece motores eficientes em corrente contínua.

Até as máquinas de lavar roupas mais modernas têm programação digital, realizadas com componentes em corrente contínua. Apenas o motor ainda usa a corrente alternada.

Fontes conversoras externas

Energias do Sol e do Vento

Como identificar se um equipamento funciona em corrente contínua?

Poucas pessoas sabem, mas a maioria dos eletroeletrônicos funciona com corrente contínua.

A corrente alternada das tomadas é convertida em contínua através das fontes, sejam internas ou externas.

Mas, para funcionar diretamente em corrente contínua, todos os equipamentos devem ser alimentados, exclusivamente, com as fontes conversoras externas - veja a imagem com os exemplos mais comuns.

Fontes conversoras são aquelas caixinhas que são conectadas nas tomadas das casas e escritórios e ligadas nos equipamentos, geralmente com plugues USB (mini USB em celulares e tablets) ou plugues redondos, no caso dos notebooks, smart TVs e computadores all-in-one.

Energias eólica e solar

Energias do Sol e do Vento

Hoje, na Casa12Volts ou quadrivolts são usadas quatro baterias estacionárias*** de 12 volts. As baterias formam duas redes básicas de corrente contínua: duas baterias são ligadas em série para somar as alimentações e formar os 24 volts, enquanto outras duas são ligadas em paralelo para manter os 12 volts e somar a capacidade de carga.

Duas placas fotovoltaicas de 250 watts captam a luz solar para alimentar as baterias ligadas em série, 24 volts. Um aerogerador de 500 watts e quatro placas solares de 150 watts mantêm as cargas plenas da rede de 12 volts.

Os 24 volts são usados exclusivamente para alimentar geladeiras e freezers produzidos no Brasil e com motores de corrente contínua.

Os 12 volts são utilizados para alimentar lâmpadas LED e fotocélulas, bombas de água, modem wifi, decodificador de TV satélite, liquidificador, rádio USB com amplificador e até chapinha para cabelo.

Uma fonte redutora adapta os 12 volts para 5 volts e alimenta câmeras de segurança, celulares e tablets. Outras fontes (as mesmas usadas em carros para alimentar notebooks) são ligadas em 12 volts e aumentam essa voltagem para 19 volts para ligar computadores all-in-onesmart TV e recarregar notebooks.

Importante salientar que os notebooks, computadores all-in-one e smart TVs devem ser modernos e de LED para minimizar o consumo de energia elétrica. Devem possuir fonte de alimentação externa (fonte conversora) pois, muitos aparelhos tem a fonte conversora interna - são ligados direto nas tomadas - esses não são utilizados na Casa12Volts.

Quais as vantagens do sistema off-grid em CC?

Energias do Sol e do Vento

Não ter conta de luz para pagar todos os meses;

A força dos ventos e o calor e a luminosidade do sol são abundantes e gratuitas;

Não oferecer perigo de choques elétricos em voltagens de até 24 volts;

Os eletroeletrônicos usados em corrente contínua são mais duráveis, apresentam baixo consumo de energia elétrica e, consequentemente, mais eficiência energética;

Usar corrente contínua sem conversão para corrente alternada elimina a compra de conversores CC/CA, diminui a quantidade de painéis fotovoltaicos e o número de baterias estacionárias que são mais onerosas;

Você dimensiona o sistema de acordo com suas necessidades, sem pagar projeto de engenheiro especializado para aprovação de concessionárias, no caso de sistema TIE-GRID (conectado à rede elétrica);

Todos os equipamentos são recicláveis, inclusive as baterias que são aceitas à base de troca ou podem ser vendidas para empresas especializadas em reciclagem;

Estimular a indústria de produtos e equipamentos desenvolvidos exclusivamente para corrente contínua; 

Para a ONG Verde, usar energias alternativas é uma causa: não contribuir para a construção de mais hidroelétricas e os seus impactos ambientais, humanos e culturais; apresentar e compartilhar conhecimentos da possibilidade de viver com qualidade de vida, sem depender de concessionárias de energia elétrica.

Oficinas do Projeto

Projeto Casa12Volts

Para completar a autonomia energética, o aquecimento de água para os chuveiros, pias da cozinha e dos banheiros e dos tanques usados para higienização de utensílios é realizado através de equipamento solar a vácuo, de última geração, capaz de elevar a temperatura da água a quase cem graus Celsius, mesmo durante os dias mais frios.

Importante ressaltar que as instalações da ONG Verde também contam com fossa séptica para receber todas as águas de uso geral, incluindo dos vasos sanitários, que recebem tratamento por bactérias.

A primeira casa 
quadrivolts do Brasil foi criada para ser um espaço de educação ambiental e demonstrar que é possível produzir a própria energia elétrica, monitorar a geração, o consumo e, ainda, usá-la pensando em eficiência energética.


Casa12Volts recebe visitas monitoradas gratuitas para parceiros e público diverso, incluindo escolas públicas municipais, estaduais, escolas técnicas e universidades.

O aerogerador possui um gerador ou dínamo elétrico integrado ao eixo de um cata-vento para converter a força do vento em energia elétrica

** Painéis fotovoltaicos são produzidos à base de silício (um tipo de areia especial) e utilizados para converter a energia da luz do sol em eletricidade. Hoje, já existem outros elementos químicos usados para produzir esses painéis.

*** Baterias estacionárias, embora a aparência seja igual às usadas em veículos automotores, são especiais para trabalhar com sistemas eólico e solar. Ao contrário das outras, são baterias preparadas para suportar cargas e descargas diárias de eletricidade

ODS alinhados ao projeto: 7, 8, 9, 12 e 13

ONG Verde - Programa de Educação Ambiental