ONG Verde
Bem-vindos (as)

Energia do Sol e do Vento

Eficiência Energética

Casa12Volts: Agroecologia e Energias Renováveis

Como é possível uma casa funcionar sem energia elétrica de concessionárias?

As energias alternativas e infinitas do sol e do vento permitem esse diferencial e eerogerador* e painéis fotovoltaicos** transformam a força dos ventos e a luminosidade do sol em energia elétrica, armazenadas em baterias estacionárias ***.

A ONG Verde somente utiliza equipamentos e acessórios alimentados em Corrente Contínua (CC). Hoje, praticamente, todos os equipamentos eletroeletrônicos, com exceção dos produtos que ainda dependem de motores (liquidificador, batedeiras etc.), utilizam a corrente contínua.

Até as máquinas de lavar roupas mais modernas têm programação digital, realizadas com componentes em corrente contínua. Apenas o motor ainda usa a corrente alternada (CA).

Fontes Externas

Energias do Sol e do Vento
Como identificar se um equipamento funciona em corrente contínua?

A maioria dos eletroeletrônicos funciona com corrente contínua. A corrente alternada das tomadas é convertida em contínua através das fontes, sejam internas ou externas. Mas, para funcionar diretamente em corrente contínua, todos os equipamentos devem ser alimentados exclusivamente com as fontes conversoras externas - veja a imagem.

Fontes conversoras são as caixinhas para conectar nas tomadas das casas e escritórios e ligadas nos equipamentos, geralmente com plugues USB (mini USB em celulares e tablets) ou plugues redondos, no caso dos notebooks, smart TVs e computadores all-in-one.

A sede da ONG Verde, primeira casa quadrivolts  do Brasil, foi criada para ser um espaço de educação ambiental e para demonstrar que é possível produzir a própria energia elétrica, monitorar a geração, o consumo e, ainda, usá-la pensando em eficiência energética.

Visitas Monitoradas

Programa Energias Renováveis - Casa12Volts
Casa12Volts recebe visitas monitoradas gratuitas para parceiros e público diverso, incluindo escolas públicas municipais, estaduais, escolas técnicas e universidades.

* O aerogerador possui um gerador ou dínamo elétrico integrado ao eixo de um cata-vento para converter a força do vento em energia elétrica.

** Painéis fotovoltaicos são produzidos à base de silício (um tipo de areia especial) e utilizados para converter a energia da luz do sol em eletricidade. Hoje, já existem outros elementos químicos usados para produzir esses painéis.

*** Baterias estacionárias, embora a aparência seja igual às usadas em veículos automotores, são especiais para trabalhar com sistemas eólico e solar. Ao contrário das outras, são baterias preparadas para suportar cargas e descargas diárias de eletricidade.