ONG Verde
Bem-vindos (as)

Casa12Volts: Energias Renováveis

Espaço Sustentável Mandembo

Casa12Volts: Energias Renováveis
A Casa12Volts é um projeto exclusivo da ONG Verde para apoiar as atividades de educação ambiental e de agroecologia da entidade, usando as energias do sol, do vento e por esforço físico em bicicleta que gera eletricidade com pedaladas.

Está localizada em Mandembo, na zona rural de Rio Manso, cidade que pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), capital de Minas Gerais.

O nome Casa12Volts é inspirado nas bases elétricas de alimentação dos equipamentos eletroeletrônicos que são as baterias estacionárias de 12 volts. Assim, tornou-se a designação forte de um projeto elétrico que funciona praticamente em corrente contínua (CC) e sem a conversão para 127/220 volts, padrão comum nas redes elétricas brasileiras, em corrente alternada (CA).

Para funcionar, o projeto elétrico da Casa12Volts não depende do represamento de rios ou da queima de carvão vegetal ou, ainda, do uso de combustíveis fósseis. 

A Casa12Volts utiliza as forças infinitas da Natureza para gerar energias renováveis e acender lâmpadas, ligar equipamentos eletroeletrônicos e, também, para aquecer água.

Projeto em CC

Como dissemos, a denominação Casa12Volts é o nome oficial do projeto. Contudo, o funcionamento dos aparelhos e acessórios ligados à rede elétrica possuem as seguintes especificações elétricas:
Tensão / "Voltagem"Equipamento / Acessórios
1,5 VoltsRelógio de parede com energias renováveis (inovação)
3 VoltsBalança de alimentos com energias renováveis (inovação)
5 VoltsPara recarregar celulares, tablets, conectar câmeras e equipamentos de áudio via USB
12 VoltsLigar lâmpadas LED, projetor de vídeo, liquidificador, modem wi-fi e TV via satélite, bomba d'água, etc.
19 VoltsLigar notebooks, computador all-in-one e smart TV
24 VoltsLigar geladeiras e freezers

Casa12Volts

Casa12Volts: Agroecologia e Energias Renováveis
Por isso, dizemos que o projeto Casa12Volts é em CC: as baterias de 12 volts são usadas em associações série e paralelo para aumentar, tanto a capacidade de carga elétrica (corrente – ampéres), quanto para duplicar a tensão (voltagem - valor da tensão em volts), conforme a necessidade.

Fontes especiais de corrente contínua, CC/CC, adaptam os 12 volts para 1,5, 3, 5 e 19 volts.

Muito importante salientar que o uso de energias renováveis exclusivamente em corrente contínua, em baixa tensão, ou seja, em até 48 volts e sem realizar a conversão para o padrão de corrente alternada das concessionárias, CEMIG, no caso de Minas Gerais, elimina as possibilidades de choques elétricos.

A Casa12Volts, primeira em CC do Brasil, foi criada para ser um espaço de educação ambiental e apresentar à sociedade como produzir a própria energia elétrica, fazer o monitoramento da geração e do consumo e, como resultado desse processo, obter eficiência energética.

Vantagens de sistemas em off-grid

  • Conta de luz ZERO;
  • A força dos ventos, o calor e a luminosidade do sol são abundantes e gratuitas;
  • Não oferecer perigo de choques elétricos em voltagens de até 48 volts;
  • Os eletroeletrônicos usados em corrente contínua são mais duráveis, apresentam baixo consumo de energia elétrica e, consequentemente, mais eficiência energética;
  • Usar corrente contínua sem conversão para corrente alternada elimina a compra de conversores CC/CA, diminui a quantidade de painéis fotovoltaicos e o número de baterias estacionárias que são mais onerosas;
  • Todos os equipamentos são recicláveis, inclusive as baterias estacionárias (chumbo-ácido) que são aceitas à base de troca ou podem ser vendidas separadamente para empresas especializadas em reciclagem.

Desafios do Projeto Casa12Volts

  • Difundir o uso das energias solar e eólica de forma sustentável e com menor impacto possível ao meio ambiente;
  • Estimular uma indústria nacional diferenciada de produtos e equipamentos desenvolvidos exclusivamente para corrente contínua;
  • Contribuir e estimular o debate em torno da ampliação das fontes renováveis na matriz energética brasileira, para evitar a construção de outras hidroelétricas e, consequentemente, de mais impactos negativos ao meio ambiente.

Saneamento básico

Casa12Volts: Agroecologia e Energias Renováveis
Para completar a sustentabilidade e a preocupação ambiental, a ONG Verde fez parceria com a BIOETE Saneamento, empresa localizada em Contagem/MG, com biotecnologia patenteada mundialmente, e recebeu uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) biológico para a Casa12Volts, ampliando o compromisso do projeto com o meio ambiente para tratamento doméstico de esgoto das águas leves (pias e ralos) e águas pesadas (vasos sanitários). 

Clique no link abaixo para mais detalhes da Bioete Saneamento

Energias Renováveis na Agroecologia

Casa12Volts: Agroecologia e Energias Renováveis
Na agroecologia sustentável praticada pela ONG Verde, o uso das energias renováveis é complemento muito importante para bombear água do poço caipira (cisterna) e irrigação da horta, do pomar e também para iluminação de áreas comuns, internas e externas, imprescindível ao anoitecer para atividades de educação socioambiental e oficinas noturnas.

Importante complementar que, para aquecer água para banhos e utilizar na cozinha e na área de serviço, a ONG Verde adquiriu aquecedor solar à vácuo, com reservatório de 400 litros, que pode elevar a temperatura da água a até 96 graus Celsius, suficiente para oito banhos diários e outros afazeres cotidianos.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Casa12Volts: Agroecologia e Energias Renováveis
A ONG Verde atua buscando o alinhamento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Casa12Volts é um dos projetos que contribui com os ODS.

Visitas, Oficinas e Cursos

Casa12Volts: Agroecologia e Energias Renováveis
Oficina Energias Limpas e Renováveis: noções de sistemas fotovoltaico e eólico off-grid e tie-grid ou on-grid.

Oficina Pedal Verde: acionamento de motores na bicicleta Pedal Verde para gerar energia elétrica.

Minicurso Capacitação Off-Gridnoções de eletricidade (ohms, volts, watts, amperes), uso dos multímetros analógicos e digitais, painéis fotovoltáicos, aerogeradores, baterias estacionárias, controladores de carga PWM e MPPT, associações série e paralelo de painéis e baterias, dimensionamento, construção e manutenção de sistemas elétricos solar e eólico off-grid, individuais, para casas rurais.

Agendamento de Visitas Monitoradas gratuitas a partir de setembro de 2022.

Glossário

Baterias Estacionárias: são praticamente iguais às baterias utilizadas em carros. Porém, são fontes de armazenamento de cargas elétricas preparadas para cargas e descargas de eletricidade diárias e mais profundas.

Corrente Contínua: tem a forma de onda estável, sem oscilações, encontrada nas pilhas (relógios, lanternas, rádios portáteis etc.) e baterias utilizadas em notebooks, nobreaks, caminhões, ônibus, carros etc.

Corrente Alternada: apresenta uma forma de onda senoidal comum das redes elétricas fornecidas pelas concessionárias de eletricidade que chegam às casas, escritórios e indústrias; susceptível a choques elétricos.

Sistema Off-Grid: independente; sem vínculo ou desconectado da rede elétrica das concessionárias de eletricidade.