Projeto Agroecologia

Agroecologia

ONG Verde faz plantios de árvores nativas e de mudas frutíferas

Agroecologia, enquanto prática, é uma forma de agricultura sustentável firmada no conhecimento tradicional, focada na relação entre a produção e a preservação, tangenciada por questões sociais, políticas, econômicas, culturais e éticas.


Enquanto ciência, a agroecologia segue em construção com a integração de conhecimentos de vários saberes, incluindo o resgate da cultura milenar e tradicional dos grãos originais, sem transgenia: grãos geneticamente modificados e comercializados por indústrias que pretendem dominar a produção de alimentos no mundo (Monsanto, Bayer etc.).


Importante ressaltar que a agroecologia, por si só, é sustentabilidade; soberania e segurança alimentar, sem uso de agrotóxicos; visa privilegiar relações justas com respeito à Natureza e à diversidade das pessoas, além de democratizar as participações e a troca de saberes.

Horta Pedagógica

Projeto Horta Solaris

A Horta Solaris é uma área de plantio agroecológico com suporte de energias limpas e aproveitamento de água da chuva.

O projeto propõe a democratização do acesso à alimentação sem agrotóxicos e com qualidade, principalmente para as escolas e comunidades de baixa renda.  

Para isso, impulsiona a reflexão sobre o que comemos e o modo de preparação integral do nosso alimento.

O espaço físico é aprimorado através de um design próprio para proporcionar identidade sensorial às atividades com ferramentas que potencializam processos pedagógicos e viabilizam a integração de diferentes conteúdos didáticos.

Oficinas do Projeto

Projeto Horta Solaris

Oficina de A a Z: plantio, cuidados e colheita de alimentos agroecológicos.

Oficina Cozinha de Tudo para Todos: preparo e aproveitamento integral dos alimentos, evitando o desperdício.

Oficina Sabores, Cores, Sons e Formas: contato sensorial, afetivo e de memória com os alimentos para diversos públicos, inclusive a melhor idade

Oficina Adote um Canteiro: escolas adotam canteiros para as práticas do projeto.

ODS alinhados ao projeto: 1, 2, 3, 4, 5, 8, 10, 11, 12, 13 e 16

Projeto Viveiro Mudas Nativas