ONG Verde apresenta a primeira Casa12Volts e quadrivolts do Brasil

É quadrivolts por que funciona com 5, 12, 19 e 24 volts 

ONG Verde tem a primeira Casa12Volts ou QUADRIVOLTS do Brasil
Agosto/19 - A sede da ONG Verde é a primeira Casa12Volts ou quadrivolts do Brasil funcionando apenas com corrente contínua, sem conversão para corrente alternada. 

Todos os eletroeletrônicos da casa são alimentados com corrente contínua, diretamente das baterias.

Como é possível uma casa funcionar sem energia de concessionárias? Em Minas Gerais, a responsável pela geração de eletricidade em corrente alternada, 110/220 volts, é a CEMIG.

As energias alternativas e infinitas do sol e do vento permitem esse funcionamento e diferencial. 

Estamos na era da nanotecnologia – componentes eletrônicos em escala atômica e molecular. Hoje, praticamente todos os equipamentos eletroeletrônicos, com exceção dos produtos que dependem de motores, usam corrente contínua. 

Até as máquinas de lavar roupas, mais modernas, têm programação digital realizadas com componentes em corrente contínua. Apenas o motor usa a corrente alternada.

Como saber se um equipamento funciona em corrente contínua?

ONG Verde tem a primeira Casa12Volts ou QUADRIVOLTS do Brasil
Poucas pessoas sabem, mas a maioria dos eletroeletrônicos é alimentada com corrente contínua. 

Para exemplificar, todos os equipamentos, desde o celular até a smart TV, passando pelo notebook e os computadores all-in-one que têm fontes conversoras, externas, também funcionam diretamente com corrente contínua.

Fontes conversoras são aquelas caixinhas que são conectadas diretamente nas tomadas das casas e escritórios e ligadas nos equipamentos, geralmente com plugues USB (mini USB em celulares e tablets) ou plugues redondos, no caso dos notebooks, smart TV e computadores all-in-one.

Quatro baterias estacionarias armazenam cargas de duas redes

ONG Verde tem a primeira Casa12Volts ou QUADRIVOLTS do Brasil
Na Casa12Volts ou quadrivolts são usadas quatro baterias estacionárias, de 12 volts, 220 ampéres cada uma delas. 

As baterias formam duas redes básicas de corrente contínua: duas baterias são ligadas em série para somar as alimentações e formar os 24 volts; mantém os 220 ampéres. Enquanto outras duas são ligadas em paralelo, mantendo os 12 volts e somando as cargas, perfazendo o total de 440 ampéres de capacidade hora.

Duas placas fotovoltaicas de 250 watts, 8 ampéres, captam a luz solar para alimentar as baterias ligadas em série, 24 volts. Outras quatro placas solares de 150 watts, 8 ampéres, formam a base para manter as cargas plenas da rede de 12 volts.  

A Casa12Volts recebe visitas monitoradas

ONG Verde apresenta a primeira Casa12Volts e quadrivolts do Brasil
Os 24 volts são usados exclusivamente para alimentar geladeiras e freezers produzidos no Brasil e com motores de corrente contínua.

Os 12 volts são utilizados para alimentar lâmpadas LED e fotocélulas, bombas de água, modem wifi, decodificador de TV satélite, liquidificador (importado dos USA), rádio USB com amplificador e até chapinha para cabelo.

Uma fonte redutora adapta os 12 volts para 5 volts para alimentar câmeras de segurança, celulares e tablets.

Outras fontes (as mesmas usadas em carros para alimentar notebooks) são ligadas em 12 volts e aumentam essa voltagem para 19 volts para alimentar smart TV e recarregar notebooks.

Importante salientar que todos os notebooks, computadores all-in-one e smart TVs devem ser modernos e de LED, para minimizar o consumo de energia elétrica e possuir fonte de alimentação externa (fonte conversora).

Para completar, o aquecimento de água para os chuveiros, pias e tanques é realizado através de equipamento solar a vácuo de última geração, capaz de elevar a temperatura da água a quase cem graus Celsius, mesmo durante os dias mais frios.

A primeira casa quadrivolts  do Brasil foi criada para ser um espaço de educação ambiental e demonstrar que é possível produzir a própria energia elétrica, monitorar geração, o consumo e, ainda, usá-la pensando em eficiência energética.

Clique aqui  para agendar uma visita monitorada e conhecer a Casa12Volts.