O alimento orgânico pode ser consumido in natura, sem cozimento e com a casca

Alimentos orgânicos nas mesas todos o dias

O alimento organico pode ser consumido in natura, sem cozimento, com a casca, e tem maior durabilidade depois da colheita
Agosto/19 - A regra de que todo alimento produzido de forma orgânica é menor, deformado e com a presença de insetos e de fungos nas folhas e frutos não é verdade! 

Pelo contrário, além de bem formados, com todos os nutrientes e sem a presença de pesticidas, podem ser consumidos in natura, sem cozimentos ou com a casca, além do fato de ter maior durabilidade depois da colheita.

A ONG Verde defende que todos os alimentos sejam plantados de forma orgânica, sem uso de agrotóxicos e para isso, é claro, é preciso mudar o nosso modo de produção. 

Na imagem, as couves colhidas na Horta Solaris na sede da ONG Verde, na Serra da Canastra.

Mata natural, flores, ervas e insetos para controle biológico

O alimento organico pode ser consumido in natura, sem cozimento, com a casca, e tem maior durabilidade depois da colheita
São muitas as informações e os dados que demonstram o perigo dos alimentos com agrotóxicos. 

O simples fato de o trabalhador usar roupas e máscaras protetoras quando aplica repelentes químicos, é um bom indicador de que esses produtos não fazem bem à saúde humana e de outros animais. 

Agora, imagina esse efeito na alimentação diária!

É importante destacar que nem sempre a presença de insetos nas hortas é problema. O cuidado que devemos ter inclui o manejo dos insetos chamados “pragas”, com o controle biológico e o monitoramento no desenvolvimento das hortaliças.

Existem produtos e técnicas naturais que podem evitar ou reduzir esses problemas que afetam a produtividade e a qualidade do plantio orgânico, dentre tantos outros, podemos citar a calda bordalesa e a de fumo, além do controle biológico (matas naturais, joaninha, ervas etc.).

Consórcio ou policultivo de plantas

O alimento organico pode ser consumido in natura, sem cozimento, com a casca, e tem maior durabilidade depois da colheita
Outro aspecto importante a ser considerado em um plantio orgânico é a diversidade vegetal em uma mesma área, que inclui diversas técnicas simples de consórcio ou policultivo de plantas que se constituem-se em um agroecossistema para oferecer abrigo e alimento para os insetos-pragas, favorecendo o controle biológico.

Contudo, é importante ressaltar que qualquer plantação orgânica vizinha a alguma monocultura regada com pesticidas (agrotóxicos) estará vulnerável ao ataque de insetos-pragas. 

Por isso, é sempre bom manter florestas originais e, principalmente, matas ciliares e de galeria para abrigar insetos que, por falta do habitat natural destruído pela ação do ser humano, invadem culturas orgânicas.