Covid-19, o CoronaVírus

ONG Verde é solidária às restrições sociais impostas pela OMS

Covid-19, o CoronaVírus: ONG Verde é solidária às restrições sociais impostas pela OMS
Março/2020 - Neste período de pandemia pela Covid-19 (coronavírus), a ONG Verde é solidária às restrições sociais impostas pela Organização Mundial de saúde (OMS), em consonância com as opiniões de médicos e infectologistas de todas as partes do mundo, pela preservação da vida.

Ninguém melhor que a China para exemplificar a eficiência dessas ações. O país deu exemplo de obediência sanitária e de exemplo para o mundo ao isolar totalmente as áreas nas quais apareceram os primeiros sinais de contaminação comunitária e pandêmica causada pelo coronavírus.

Tal atitude drástica, inicialmente criticada por muitos céticos, levou a China a evitar milhares ou até milhões de mortes de chineses e também de não permitir a disseminação imediata do Covid-19 pelo planeta Terra e, dessa forma, salvar milhões de vidas.

No Brasil, neste março, foi confirmado o primeiro caso de coronavírus e as estatísticas apontam para muitas contaminações e mortes nos próximos dias e meses.

Cuidar do planeta Terra

Covid-19, o CoronaVírus: ONG Verde é solidária às restrições sociais impostas pela OMS
Estamos todos preocupados com a saúde, a vida econômica, social e política desse país. Por isso, a ONG Verde acredita que, concomitante às ações de prevenção ao COVID-19, é preciso continuar lutando pelas pautas que tratam do cuidado com o planeta Terra.

A Terra, um superorganismo de complexo equilíbrio, abriga diversas formas de vida, inclusive com uma biosfera subterrânea, e diante das ações predatórias dos seres humanos, vários sinais de desequilíbrio manifestam-se no nosso meio ambiente trazendo mudanças climáticas ou doenças novas e infectocontagiosas – as zoonoses provenientes de animais silvestres que entraram em contato com o homem, seja pela caça, o comércio ou perda do habitat natural.

As queimadas e os desmatamentos continuados para a expansão do agronegócio; a contaminação das águas dos lençóis freáticos e cursos de águas pelo uso de agrotóxicos nas lavouras; as transgenias das sementes para aumentar a produção de grãos e, basicamente, alimentar grandes manadas de gado, porcos e aves podem ser apontados como algumas das causas de grandes alterações nesse complexo equilíbrio do planeta.

Priorizar saúde e pesquisas

Covid-19, o CoronaVírus: ONG Verde é solidária às restrições sociais impostas pela OMS
Talvez, e quem sabe, o coronavírus possa ser uma espécie de divisor de águas para pensarmos em mudanças radicais de hábitos, costumes e inaugurar uma era de mais respeito para com o próximo e a ciência. 

Profissionais da saúde, pesquisadores e cientistas merecem todo o nosso respeito e também prioridade dos governos em forma de investimentos em biotecnologia para seus experimentos.

As vacinas, nesse momento de pandemia, são as grandes salvaguardas da vida.

Alimentar o sistema imunológico

Covid-19, o CoronaVírus: ONG Verde é solidária às restrições sociais impostas pela OMS
Porém, neste instante, é importante reunir todos os esforços, pensamentos e ideias para implantar medidas que garantam a TODAS e TODOS alimentação saudável, variada e orgânica, se possível, enquanto resguardamos pela nossa integridade física, muitas vezes longe de parentes e amigos, dentro de nossas casas.

Finalmente, a ONG Verde acredita que o atual modo de produção, que concentra as grandes fortunas e riquezas de muitos países nas mãos de poucas pessoas, continuará mantendo os pobres cada vez mais pobres e mais doentes. 

Solidariedade com grupos de risco

Covid-19, o CoronaVírus: ONG Verde é solidária às restrições sociais impostas pela OMS
Por isso, nesse momento de pandemia, precisamos continuar lutando e exigindo das autoridades brasileiras, federal, estaduais e municipais, a adoção de medidas que garantam renda mínima para todas as pessoas, empregados, desempregados, autônomos e população de rua, com o objetivo de garantir as condições necessárias de preservação da vida e superação dessa calamidade global.