ONG recebe estudantes de Belo Horizonte

Frente da ONG Verde ganha mais vida com arte colorida das meninas

Parede na frente da ONG Verde ganha mais vida com arte colorida
Nov/17 - Aproveitando o feriado de Finados, as estudantes Raíssa Araújo (conselho fiscal da ONG Verde) e Débora Trindade (ambas cursando escola superior de Direito em Belo Horizonte) vieram conhecer a nova sede da ONG Verde na Serra da Canastra e apreciar as belezas da região.

As amigas passaram quatro dias na sede, na comunidade de São Sebastião dos Cabrestos, Vargem Bonita, e vivenciaram o dia a dia de uma casa em sistema offgrid, quer dizer, sem abastecimento pela rede elétrica da CEMIG, e conheceram a 1ª Casa 12volts do Brasil.

O lado de dentro da Casa 12volts: calor humano com energias limpas

O lado de dentro da Casa 12volts: calor humano com energias limpas
Além do sol, muitos ventos nesse feriado possibilitaram a elas ver em ação o aerogerador de 500 watts que, de forma sazonal, contribui com a carga nas baterias estacionárias. “Muito interessante perceber a utilização do vento como fonte de energia elétrica na Casa 12volts”, comentou Débora.

Elas aprenderam a diferenciar as placas solares fotovoltaicas das placas de aquecimento de água. As células fotovoltaicas produzem energia elétrica a partir da luminosidade do sol, enquanto as placas de aquecimento aproveitam o calor do sol para manter o reservatório térmico no máximo de temperatura.

A bicicleta Pedal Verde atrai jovens e adultos: pura diversão

A bicicleta Pedal Verde atrai jovems e adultos
Elas também pedalaram a “Pedal Verde” para recarregar o celular e iluminar a casa de bonecas conectada na bicicleta.

Embora o momento do feriado tenha sido aproveitado com passeios na região, inclusive à cachoeira Casca D’Anta, na parte baixa do Parque Nacional da Serra da Canastra, Raíssa e Débora tiveram a oportunidade de acessar internet e de ver filmes online, com energias limpas e renováveis, e graças ao sinal de internet da Vital Net Telecom, uma das parceiras da ONG Verde e defensora das boas causas e práticas ambientais.

Momento de descontração: pedalar e gerar energias limpas

Momento de descontração: queimar calorias e gerar energias limpas

Sinal da Vital Net já foi usado várias vezes para comunicar apagões

Vital Net Telecom
Aliás, nos últimos meses, foram vários os dias nos quais aconteceram apagões de energia elétrica na comunidade de São Sebastião dos Cabrestos e na região, mas a Casa 12volts estava “ligada” e com a Vital Net em pleno funcionamento, possibilitando a alguns moradores usar o sinal da ONG Verde para contactar a CEMIG.

A ONG Verde agradece a visita das alunas do curso de Direito e convida outros estudantes para agendar visitas à belíssima região da Serra da Canastra e à Casa 12volts – o futuro hoje!