Tie Grid - Off Grid

Você pode produzir energia elétrica em casa, armazenar ou usar e devolver excedente para a concessionária


Entendendo o que são sistemas TIE GRID e OFF GRID

Sistema TIE GRID: a energia produzida não é armazenada; utiliza-se na hora em que é gerada e a sobra pode ser devolvida à concessionária responsável pela geração e distribuição de eletricidade.

A produção de energia elétrica pode ser eólica, solar ou híbrida: com aproveitamento do vento e do sol simultaneamente.

A quantidade de energia produzida varia conforme necessidade e condição financeira do usuário para comprar mais placas solares e/ou sistemas eólicos de maior potência.

Conforme dados e depoimentos, vale à pena instalar sistemas Tie Grid: o único inconveniente é que esse formato não livra os usuários de apagões ocasionados por danos ou de panes devido sobrecargas nas linhas de transmissão.   

Vávulas - tecnologia da década de 50
Sistema OFF GRID: a energia produzida é armazenada em baterias estacionárias; não está ligado na concessionária de energia.

É uma mini usina elétrica individual que pode ser eólica, solar ou híbrida, com aproveitamento do vento e do sol simultaneamente. Também pode ser por esforço humano, com uso de dínamos em bicicletas, esteiras etc..

Hoje, com o Sistema OFF GRID você já pode ter uma casa com iluminação a LED, TVHD via satélite, computador desktop all-in-one, internet wireless, DVD multiplayer e rádio, além de câmaras, sistemas monitorizados e alguns eletrodomésticos, geralmente, importados.

Ainda nos dias atuais, o maior problema enfrentado pelo sistema OFF GRID é o custo alto das baterias estacionárias, juntamente com o baixo tempo de vida útil delas, que pode não passar de dois anos e alcançar um máximo de seis anos, dependendo da forma de utilização com mais ou menos ciclos severos de cargas e descargas.

É importante ressaltar que o grande vilão do consumo de energia das residências, o chuveiro elétrico, pode ser facilmente substituido pelo aquecimento solar à vácuo (tubos de vidro tipo usado em garrafas térmicas - imagem abaixo): um sistema de alta eficiência no qual a água aquece com médias de 70Cº a 90Cº, garantindo muitos banhos quentes mesmo em dias nublados.
Vávulas - tecnologia da década de 50
Acima, usina solar térmica inaugurada pelo Google, no deserto de Mojave, USA.