Sede da ONG Verde na Serra da Canastra

Nova sede da ONG Verde está quase pronta para abertura pública

Foto: Mário Barila
Nova sede será integrada pela Sala Verde, a Horta Solaris e a Casa12volts 

Atuante em Minas Gerais desde 2010 e fundada na Serra da Moeda (Itabirito/MG), a ONG Verde desenvolve atividades itinerantes em outros municípios mineiros e, agora, inicia ações na Serra da Canastra e seu entorno, berço das centenas de nascentes do importante rio brasileiro, símbolo de integração social e de potencial de vida, o São Francisco.

Localizada em São Sebastião dos Cabrestos, comunidade que pertence ao município de Vargem Bonita, a nova sede será integrada por três eixos de atuação: a Casa12Volts, a Sala Verde e a Horta Solaris. 

Articulando educação ambiental, plantio de orgânicos e o uso de tecnologias e energias limpas, o espaço de 600m² propõe, em conjunto com a comunidade, repensar as práticas cotidianas e nossa relação direta com o meio ambiente mais próximo de nós: nossa casa e nossa comunidade. 

A ONG Verde é uma organização que defende a dignidade e o respeito às pessoas, sublinhando a importância da utilização comum e não privada dos recursos naturais mais elementares à vida (o ar, a água, o sol e a terra). 

Sendo assim, é urgente agir pela desmercantilização de bens naturais e garantir a todos o acesso a terra, à água, ao ar puro e a alimentos de boa qualidade, sem uso de agroquímicos tóxicos; a uma renda, por cidadão, capaz de assegurar uma vida digna, democrática e plena no sentido de mais participação nas decisões políticas e mudança de paradigma no cultivo das relações humanas inspiradas, realmente, no afeto e não na posse. 

A linha da ONG Verde é a de preservação dos ambientes essenciais à vida no planeta e que, no momento, precisam de atenção e cuidados reparadores para não afetar e piorar ainda mais a qualidade climática e inviabilizar a vida dos nossos descendentes. 

Conheça mais sobre a Casa12Volts

Sustentabilidade: sede da ONG Verde na Canastra está quase pronta e vai abrigar a Casa12volts para demonstrar eficiência de energias elétrica e térmica.

A Casa12volts é um projeto socioambiental que tem como missão divulgar e incentivar o uso das energias limpas e renováveis. A ideia é a de convencer governos e sociedade de que não é possível continuar a represar os rios para gerar energia elétrica e térmica. 

O projeto propõe o uso de energia alternativa em residências que funcionam, basicamente, com aparelhos de energia contínua.*1 

O espaço da casa está equipado com placas solares e aerogerador para produzir energia elétrica, contendo também um aquecedor solar de última geração para disponibilizar água quente nos banheiros, na cozinha e na área de serviço.

Seu sistema elétrico de 12 Volts permite a utilização de geladeira, computador all-on-one, TV HD com modem via satélite, liquidificador, modem wireless, além de possuir fontes para recarregar celulares, notebooks, tablets e demais acessórios. 

Eletroeletrônicos de 5/12 e 19 volts compõem um cenário realmente sustentável e sem conversão para energia alternada.*2

Além disso, a casa é iluminada com lâmpadas de LED e contém um sistema de coleta de água da chuva, que é armazenada e ligada em bomba para ser reaproveitada na horta, jardins e limpeza geral.

Casa12volts tem computador all-in-one e geladeira em corrente contínua

Sobre a Sala Verde e a Horta Solaris

A Sala Verde com energias limpas e renováveis, chancelada pelo Governo Federal/MMA, é o espaço de convivência adequado para oferecer cultura e arte em forma de livros, geralmente frutos de doações, e de informações digitais, as quais mais de quatro mil títulos bem diversificados estão armazenadas em mídias e banco de dados da ONG Verde. Ainda, é possível fazer pesquisas na internet, via wireless. Palestras, oficinas e filmes educativos de diversos temas acompanham esse cardápio preparado com energias alternativas e infinitas.

Já a Horta Solaris, na prática diária, permite ensinar às pessoas que é possível ter alimentos de qualidade à mesa com um pouco de paz, ciência e criatividade para cultivar hortaliças até mesmo em pequenos espaços. O espaço da Horta Solaris ainda está em fase de preparação e, pelo grande volume de chuvas nos últimos meses, somente em março estará em plena atividade.

Casa12volts tem aquecimento solar de última geração

Notas:

1: CC ou corrente contínua é a forma de eletricidade encontrada nas baterias, pilhas etc. TV LED, celular, computadores all-in-one, tablets, lâmpadas de LED, modens de tv a cabo e wi-fi, aparelhos de som, dentre tantos outros produtos que já funcionam em 5/12/19 e 24 volts em energia contínua. Outros, caso de liquidificadores, forninhos, microondas e ar-condicionado já são encontrados no mercado em corrente contínua – somente no exterior encontramos máquina de lavar roupas em 12/24 volts CC.

2: CA ou corrente alternada é a forma de energia que hoje é entregue nas casas, empresas e indústrias (110/220 VCA). Mas, para funcionar a maioria dos eletroeletrônicos das casas é necessáriio converter a energia para CC. Até as máquinas de lavar atuais dependem de CC no controle do processamento das funções. A ONG Verde é contrária à produção de energias limpas para transformação em CA, pela perda significativa na conversão, cerca de até 30%. Equipamentos de CC apresentam muito mais eficiência energética, isto é, eletricamente falando, são mais econômicos, pois consomem menos corrente elétrica.

Sala Verde está quase pronta para receber livros e outros materiais

Em breve será disponibilizada agenda para visitas. Aguarde!