Evapotranspiração: fácil, de baixo custo e eficiente 

Esgoto lançado em lagos, córregos e rios é prática comum no Brasil

Projeto EVA - Esgoto Ecológico
Março/2019 - É fato que o saneamento básico adequado deve ser um sistema capaz de proteger e preservar o meio ambiente e de promover o bem estar humano. 

Por meio do saneamento pode-se reduzir e destruir micro-organismos que transmitem doenças e promovem a degradação ambiental.

Contudo, os modelos existentes nas cidades para o saneamento não se apresentam seguros e eficazes para o meio ambiente. 

Por isso, é preciso que os governos revejam a forma como descartam os esgotos, pois ainda é muito comum a prática de infiltrar dejetos no solo, atingindo lençóis freáticos e também de despejá-los em lagoas, córregos e rios.

Projeto EVA - Esgoto Ecológico - Tanque de Evapotranspiração

Projeto EVA - Esgoto Ecológico
A ONG Verde, preocupada com esta situação que acontece em grande parte do Brasil, desenvolveu o Projeto EVA - Esgoto Ecológico.

Esse projeto é uma alternativa sustentável para o tratamento de esgotos domésticos e está integrado ao projeto da Casa12Volts

As águas são classificadas como cinza, aquelas que saem da pia e do chuveiro, e água negra, proveniente dos vasos sanitários. É bom ressaltar que usar sabão, detergentes, shampos e sabonetes naturais biodegradáveis facilita o reaproveitamento das águas cinza.

O projeto prevê que a água negra seja despejada em um sistema de fossa de evapotranspiração para o tratamento que é fechado, impermeável e impede a contaminação do solo e do lençol freático.


Exemplo de projeto pronto

Projeto EVA - Esgoto Ecológico
Dentro desse sistema, os resíduos humanos são transformados em nutrientes para plantas (bananeiras e taiobas, principalmente) e a água só sai por evaporação. Portanto, completamente limpa. 

As águas cinza, por sua vez, são despejadas em camadas de filtros naturais de tratamento e servem para irrigação, também absorvidas pelas plantas.

A primeira parte do Projeto EVA será implantada no Espaço Comunitário Bom Jardim, em Rio Manso/MG, em maio/2019, com a participação de entidades, organizações não governamentais e outros públicos interessados no conhecimento e replicação desse projeto.

Em breve faremos uma chamada para o Projeto EVA - Esgoto Ecológico.

Clique para ver o documento completo