Sala Verde com Energias Limpas e Renováveis realiza atividades no Dia das Crianças em São Sebastião dos Cabrestos

A bicicleta Pedal Verde é uma atração para crianças de todas as idades

Outubro/17 - Livros, revistas, jogos de tabuleiro e bicicleta, que ao pedalar gera energia elétrica suficiente para acender luzes de LED e recarregar celulares, fizeram parte das atividades oferecidas à comunidade de São Sebastião dos Cabrestos, localizada no município de Vargem Bonita, neste 12 de outubro.

A Pedal Verde cumpre função imprescindível para explicar como a energia elétrica chega às casas: os dínamos instalados na bicicleta fazem o papel das turbinas das hidrelétricas e a força das águas é substituída pelo esforço físico dos pedalantes.

Nesse caso, é importante para as crianças compreenderem que, ao parar de pedalar, cessa a energia, assim como se faltar água nos rios e represas o fornecimento de energia elétrica também é comprometido e até interrompido. Na maioria das vezes, quando as represas estão com pouca água, o fato reflete no aumento das tarifas de energia pelo uso de termelétricas para complementar as necessidades da população. 

Por isso, a importância da preservação ambiental das nascentes, cursos de águas e de todo bioma natural, principalmente pela localização, na Serra da Canastra, berço de incontáveis nascentes dos rios São Francisco e Grande. 

Sala Verde recebe visita de crianças e da vice-prefeita de Vargem Bonita

Durante as atividades, a Sala Verde recebeu a visita de crianças e da vice-prefeita de Vargem Bonita, Alea Picardi Faria, que parabenizou a iniciativa da ONG Verde ao trazer para a comunidade projetos voltados à educação ambiental com sustentabilidade.

Tenho certeza de que, em breve, a comunidade de São Sebastião dos Cabrestos e o município de Vargem Bonita, primeira cidade banhada pelo Rio São Francisco, vai ser notícia no Brasil e no mundo por desenvolver ações socioambientais e contribuir com o turismo educativo na região”, frisou Alea. 

A vice-prefeita destacou, ainda, que São Sebastião dos Cabrestos é a primeira comunidade do Brasil a abrigar uma casa independente de concessionárias de energia elétrica, exclusivamente com energias limpas e renováveis, sem conversão para 110/220 volts, aberta à visitação pública gratuita.

Atividades socioambientais com energias limpas e renováveis

A ONG Verde, após dois anos de investimentos e construção do projeto voltado à educação ambiental na região da Serra da Canastra, começa a desenvolvê-lo na comunidade de São Sebastião dos Cabrestos, inicialmente na escola municipal e, posteriormente, por meio de grupos comunitários.

Para agendar visitas a Casa12volts, clique aqui e preencha o formulário.