Central Verde

1ª Central Popular de Pesquisas e Usos de Energias Alternativas de Minas Gerais

A ONG Verde implantou, em maio de 2013, a 1ª Central Popular de Pesquisas e Usos de Energias Limpas e Renováveis de Minas Gerais, a CENTRAL VERDE, cuja proposta é a de  constituir um espaço articulado entre o conhecimento, a formação, a difusão e a produção sobre as energias limpas e renováveis, a partir do diálogo com diversas áreas da educação, da cultura, da política, da economia e outras.

Conheça o funcionamento da ONG Verde

A Central Verde é o lugar da troca e da experimentação de conhecimentos sobre as energias limpas e renováveis e as suas aplicações na vida da população.

É o lugar da popularização dessas energias na medida em que oferece as condições para que a população compreenda o funcionamento e o uso dessas energias e desenvolva sua capacidade de participação no processo de diversificação do sistema energético brasileiro, com a inclusão em sua matriz das fontes renováveis solar e eólica enquanto política pública de estado, possibilitando a cada cidadão possuir e realizar a gestão do módulo de energia individual e exclusivo para a sua casa.

Central de educação e pesquisas

O meio ambiente é o nosso ponto de partida para conduzir esse processo.

A partir da CENTRAL VERDE assumimos o compromisso de promover e de incentivar a pesquisa e o uso de energias limpas e renováveis, com projetos, prioritariamente, voltados à população, pois as condições para que o empresariado desenvolva projetos de fabricação, uso e instalação de unidades geradoras de energias limpas já estão sendo proporcionadas pelos governos.

Desenvolver conhecimentos

Esse é o caso de Minas Gerais! 

O governo mineiro pensando em se consolidar como centro de referência na produção de energia limpa no país, publica o Decreto nº 46296, de 14/08/2013, que incentiva à produção e uso de energia renovável, fornecendo incentivos fiscais e financeiros para as empresas que se instalem em Minas Gerais.

Educação e cultura com energias limpas

A CENTRAL VERDE promove encontros, palestras, oficinas e desenvolve projetos reunindo diversas temáticas com o conhecimento das energias limpas e renováveis e suas diversas aplicações.

O funcionamento da CENTRAL VERDE, aberta à visitação e a participação do público, gratuitamente, possibilita o conhecimento prático do uso dessas energias com equipamentos que funcionam com 5/12 e 24 volts. 

Ou seja, todos os eletroeletrônicos e iluminação na CENTRAL VERDE funcionam com energia solar, energia eólica e esforço físico.

Bibliotecas física e virtual

A CENTRAL VERDE é o lugar para o debate, para reflexões, para o uso e as experiências com energias limpas e renováveis.

Os interessados em conhecer a CENTRAL VERDE podem agendar visitas através do e-mail abaixo ou pelo Formulário de Contato do site

@ongverde.org